Não é de hoje que se sabe que ter plantas por perto melhora a saúde física e mental. Elas são produtoras de bom oxigênio, causam sensação de bem-estar no ambiente, ajudam no combate ao stress, diminuem o dióxido de carbono no local, e outros benefícios mais. Mas, como nem sempre existe um local próprio para um jardim, a opção para ter um espaço verde por perto é escolher as plantas e acessórios certos para cada tipo de ambiente.

Um local pequeno como a sacada pode acomodar um jardim com várias espécies de plantas, satisfazendo aqueles que, realmente, apreciam um espaço verde para curtir. A combinação das plantas com itens em madeira rústica como o piso, tonéis fazendo às vezes de cachepô, e bancada, tem tudo para dar certo e tornar o ambiente aconchegante.

Com imaginação, a casa pode ter um cantinho verde compondo a ambientação. Nesse quarto, se aproveitou a claridade e ventilação da generosa janela para o cultivo de vasos de plantas, embelezando o local de estudo.

A varanda é um bom lugar para dar aquele toque verde na casa ou apartamento. O fechamento pode receber pele de vidro propiciando o cultivo de plantas como dracenas e chifres-de-veado. Combinando materiais como madeira e palha nos cachepôs e móveis em corda náutica, que dão um colorido especial ao espaço, se obtém o contraste ideal com a rusticidade do painel de madeira.

Foto Marcelo Magnani e Maíra Acayab

Ter um ambiente com abertura zenital é uma boa escolha para aumentar a penetração de luz natural. Nessa varanda se optou por uma cobertura de vidro que proporciona luminosidade ao local, favorecendo o cultivo de plantas.

A área da churrasqueira também merece um toque verde que pode ser distribuído em vasos de vários formatos e tamanhos. A estante de ferro abriga com muito charme essas folhagens e flores, pequenos arbustos podem ser plantados num grande vaso vietnamita.

Foto Marcelo Magnani e Maíra Acayab

Um pequeno espaço pode ser transformado em um local de grande prazer. Apesar da sacada ser diminuta abriga itens que podem causar bem-estar, como a mesinha tipo bandeja para a cafeteira, puffs para acomodar seus usuários e o verde pontuado em variados tamanhos e tipos de vasos para dar vida ao local.  

Em um lavabo lindamente decorado não pode faltar um toque verde com algumas plantinhas como suculentas, que além de decorativas são de fácil manutenção, podendo ser regadas semanalmente.

Em sacadas estreitas uma solução para ter plantas é o paisagismo vertical, que fica muito bonito quando feito em painéis rústicos de madeira combinados com a iluminação de destaque.

E que tal uma imponente palmeira dentro de casa? Nesta sala integrada a planta vira destaque na decoração, tornando-se o ponto focal do ambiente.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!