O estilo de vida de hoje em dia não deixa espaço para muita coisa mais além dos afazeres diários de trabalhar e/ou estudar. Num mundo competitivo, as pessoas tendem a pensar sempre em aperfeiçoamento pessoal para poder estar e manter-se dentre os demais, e isso demanda tempo e dedicação.

No entanto, não se pode pensar em viver como máquinas. Nosso lar deve ser o espaço de descanso do corpo e da alma, e uma boa coisa a se pensar em ter são plantas que, além de decorar, ajudam na absorção de agentes poluentes, como aqueles encontrados em produtos químicos. Além disso, as plantas acalmam o estresse e contribuem para uma boa noite de sono.

Uma excelente idéia para se ter uma planta ou um jardim, é pensar num paisagismo sustentável, que seja moderno, econômico e não demande muitos cuidados. Cactos e suculentas estão nesta vibe, e são tendências super atuais no paisagismo moderno.

O cacto é uma espécie de suculenta, porém existem outros tipos de suculentas que não são cactos. Deu pra entender?

Plantas do tipo suculenta são resistentes e sobrevivem na falta de luz e da água, que conseguem armazenar, o que as protege de altas temperaturas.

O que difere as outras espécies de suculentas de cactos são as aréolas, orifícios que os cactos possuem de onde nascem flores e espinhos, por isso que, em alguns casos, o seu manuseio demanda o uso de luvas.

A decoração com cactos e suculentas pode ser feita com várias espécies. A forração dos vasinhos em seixo branco destaca as diversas cores das suculentas escolhidas.

Na decoração de ambientes internos, os cactos vão muito bem, por terem opções em miniaturas, e precisarem de um mínimo de água. Para um mini-jardim equilibrado, podem ser usadas espécies que variem as cores e textura. Alturas e larguras diferenciadas também são charmosas.

O uso de um tronco de árvore ancorando este projeto paisagístico ficou perfeito com as suculentas. Expostas ao sol, as suculentas podem ser regadas a cada 15 dias, pois não precisam de terra úmida para viver.

Cactos existem em vários formatos. Alguns são compridos, outros são redondos, mas todos possuem espinhos ou pelos. A função dos espinhos e pelos é proteger contra alguns animais, aliviar do sol promovendo sombra e evitar a perda de água diminuindo a circulação de ar em volta da planta. Neste projeto os diversos tons de verde ficaram perfeitos com o fundo de parede rebocada, com pintura tipo caiada em tom escuro.

Um simples console pode ser transformado num ponto focal do terrace ou sacada, dando um toque charmosos ao ambiente, quando adornado por vasos cerâmicos com cactos e suculentas de diversas espécies e tamanhos.

Um arranjo criativo de plantas pode imitar um cenário em seu ambiente. Nesta decoração foi usado um tacho e uma jarra de cerâmica, e as próprias suculentas dão um efeito como se água escorresse da jarra, regando as plantas.

A falta de tempo ou de jeito para cuidar de plantas não será problema com algumas ou uma maior quantidade de suculentas e cactos pois, resistentes ao calor, elas não precisam de muita água, e se adaptam perfeitamente a lugares secos, como o interior de um ambiente.

Esta idéia divertida de jardim privilegia a reciclagem de recipientes que são usados como vasos. O contraste das cores no painel de madeira com pintura desbotada cria um paisagismo descontraído e agradável visualmente.

Um show de constraste marca esta decoração feita de paisagismo com cactos e suculentas. Sobre um fundo azul turquesa, os vasos em preto-e-branco valorizam a textura e padronagem das plantas.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!