A necessária onda da sustentabilidade veio para ficar, e com ela os materiais recicláveis entraram em moda e nunca mais saíram: Amém! Cada vez mais surgem novos materiais recicláveis e ideias inovadoras de como utilizá-los. Como em muitos outros setores, na arquitetura e decoração não é diferente, porque atualmente diversos materiais utilizados para construção e /ou decoração são feitos de materiais recicláveis, como é o caso de revestimentos cerâmicos fabricados a partir de lâmpadas fluorescentes. Pallets e caixotes foram os primeiros materiais a ser utilizados em decoração, principalmente para a confecção de mobiliário. Logo que surgiram, foram desprezados por muitos, talvez pela aparência simples de coisa reaproveitada e barata. Atualmente, os reciclados são utilizados em ideias novas e criativas, tornando-se estilosos e conquistando até mesmo os mais exigentes profissionais e usuários. Com criatividade e bom gosto, a ambientação com objetos e móveis reciclados torna qualquer espaço bonito.

A estante de material reciclado laqueado de branco ficou bonita e funcional valorizando o aproveitamento do espaço.

Charmosíssima esta mesa de cabeceira feita de caixa plástica, com adaptação de tampo e pés em madeira pintados de vermelho. O jogo de padronagens com fundo preto completa o ambiente.

O sofá confeccionado em pallets de madeira ficou moderno e prático com a adaptação de rodízios. Acessórios em cores dão o charme no ambiente de base cinza.

Interessantes os sofás deste restaurante, com estofado encapado com camisas e blazers reaproveitados, combinando perfeitamente com a mesa em madeira rústica.

O conjunto de buffet e estantes tipo nicho é todo reciclado, feito de gavetas e caixas de madeira reaproveitadas. As portas revestidas com tecido colorido conferem modernidade e destaque ao móvel sobre fundo de parede branca.

A composição desta sala encanta pelo movimento que a mobília provoca: mesas com bases diferentes, cadeiras e bancos se alternando, e o aproveitamento de materiais. O buffet é composto de peças de madeira certificada, e os nichos que compõem a estante de pallets laqueados de branco são dispostos em tamanho e sentidos diferentes.

Um cantinho bem descontraído para relaxar é o tom deste ambiente, onde o material de leitura é acondicionado em gavetas e caixas recicladas de madeira, que se transformam numa estante informal.

A madeira de demolição da forração do piso e parede, e as caixas de produtos reaproveitadas deram o suporte exato para este aparador em tom marinho, em laca fosca, tornando o espaço clean e agradável visualmente.

Os pallets empilhados transformaram-se em uma maravilhosa adega, usada, também, como aparador de apoio. A rusticidade da madeira em contraste com o tom escuro da parede tornou o ambiente aconchegante e moderno.

Dois grandes engradados reciclados de madeira transformaram-se numa criativa mesa de cozinha. Apesar das cores em preto-e-branco remeterem a um visual industrial, a luminária com lâmpadas expostas confere uma estética vintage com estilo moderno.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!