O Salão do Móvel de Milão é uma exposição mundial que acontece desde 1961, abrangendo arquitetura, design, interiores, mobiliários. Neste ano aconteceu de 12 a 17 de abril, na Itália com a participação de empresas e profissionais de diversos seguimentos como jornais, indústrias, revistas, associações organizacionais, artesãos, apresentando diversos ítens de decoração e as principais novidades de mobiliários para interiores e exteriores. A iluminação foi uma das grandes atrações desta feira, que traz tendências de design e desenvolvimento de novos produtos.Veja alguns itens que fizeram parte da mostra.

(Segundo Charles Eames, os detalhes “não são detalhes. Eles são o projeto”. E os detalhes são a verdadeira obsessão dos projetistas.)

As novas cozinhas tem um futuro mais útil. As inovações tecnológicas apresentadas para a área de cocção da casa trazem um design que não é só bonito, mas funcional, com eficiência energética, excelente desempenho, voltadas para uma geração com estilo de vida atual que privilegia produtos ecologicamente corretos, e apresentando soluções viáveis e de fácil uso.

A proposta é a cozinha integrada e personalizada, como esta, da Bellagio Collection de SCIC, que combina vários acabamentos como a laca lisa, o aço, vidro e a delicada textura 3D, inspirada no metalassê.

  • 04.jpg
  • 05.jpg

O novo conceito de cozinha aberta, onde se recebe amigos e família, torna-se um espaço sofisticado, com detalhes caprichados, para que se integre ao social com elegância. A Fendi aposta em balcões invisíveis, que com um simples toque mostram a funcionalidade da área de trabalho.

  • 06.jpg
  • 07.jpg

A marca Rossana também aposta na tendência de cozinha invisível, acionável ao toque das mãos, revelando seus eletrodomésticos. Sua opção é por acabamento em pedra, com módulos que escondem os utensílios de cozinha.

Numa reedição de um projeto feito por Ferruccio Laviani em 2007, a cozinha Hi-Line VVD ganha nova roupagem assinada pelo designer belga Vicent Van Duysen, para Molteni&C. Em um mix de materiais como pedra natural, alumínio preto e madeira, a nova versão surge num jogo de diferentes espessuras de perfis, e ganha elegância no espaço.

A proposta de Karim Rashid para a Snaidero é um projeto de cozinha com base em tons sóbrios, e toques de cores contrastantes e iluminação pontual personalizada.

Uma deliciosa surpresa apresentada em Milão foram essas geladeiras fab28 da SMEG personalizadas pelos estilistas Dolce&Gabbana. Somente 100 peças foram editadas e pintadas por artistas da região, com temas da tradição siciliana.

Na parte dos eletrodomésticos que complementam a cozinha, destaque para as coifas Falmec que surgem com design de luminárias.

  • 12.jpg
  • 13.jpg

Três artistas famosos do mundo, Arik Levy, Marcel Wansders e Hans van Bentem, são os criadores da coleção de peças de iluminação que interpretam os 250 anos da Maison Baccarat, "Out of the Box" ("Lumières fora da caixa"), apresentada em Milão. Devido à delicadeza das peças e dificuldade em pendurá-las, o cenógrafo francês Cédric Martineaud criou engradados cenográficos inspirados nas embalagens originais de lustres Baccarat, e as peças foram apresentadas penduradas dentro da caixa, formando um visual surpreendente e único.

O Atelier Swarovski Home lança no Salão de Milão uma nova marca de luxo direcionada para a casa. Sua coleção de acessórios tem assinatura de diversos designers internacionais, desde os mais conhecidos até os que estão em ascensão no mercado. O estúdio Raw Edges utilizou uma nova técnica de impressão à laser em cristal, com listras em camadas de cor no interior dos objetos.

Uma das peças da Coleção Home da Swarovski é um belíssimo centro de mesa em metal e cristal, criado por Zaha Hadid. O design do objeto apresenta várias colunas em curvas, e foi inspirado nas cristalizações da natureza.

  • 16.jpg
  • 17.jpg

Uma reinterpretação dos antigos vitrais coloridos foi o pedido da Spazio Pontaccio à Patricia Urquiola e Frederico Pepe. Com inspiração em vitrais religiosos surgiu então a coleção Credenza, com peças como biombos, mesas baixas, consoles, espelhos, compostas de vidros nas cores vermelho, amarelo e azul acoplados em painéis geométricos, formando um mobiliário moderno e contemporâneo.

Zaha Hadid, famosa arquiteta falecida recentemente, também marcou presença na feira quando a marca Sawaya & Moron apresentou o último ítem de design de sua criação em vida, a escultural mesa Mew. Sawaya & Moroni foi a marca italiana de móveis que descobriu os talentos da iraquiana.

A inspiração veio de um aquário, e os brasileiros Humberto e Fernando Campana desenvolveram para a marca BD Barcelona Design o armário Aquário, um mobiliário em madeira com gotas de vidro colorido, que foi apresentado no Salão de Milão neste ano. Segundo os irmãos Campana, a idéia foi unir a leveza do vidro e a robustez da madeira.

Outra criação dos irmãos Campana apresentada na Feira de Milão é a peça Kaleidos, criada para a Ghidini. A peça consiste em um magnífico espelho-luminária confeccionado em aço com acabamento em ouro.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!