Quem foi Maria Montessori?

Foi uma mulher católica, médica, educadora e pedagoga que viveu à frente de seu tempo e, a partir de pesquisas científicas e empíricas, desenvolveu um método de educação mundialmente aplicado até hoje em escolas públicas e privadas. Esse método privilegia a criança, possibilitando-lhe uma total liberdade para a observação e compreensão de sua evolução natural. Sua aplicação na decoração de quartos infantis viabiliza projetos que atendem às reais percepções da criança.

A ambientação do quarto montessoriano é projetada para atender a criança em seus limites de altura e interesses lúdicos. As camas, ou colchões, são dispostos muito próximos ou diretamente no chão, garantindo o livre arbítrio da criança para deitar e levantar.

No método Montessori, o espaço é pensado de forma a estimular a criança a explorar o local, dando-lhe total liberdade de ir e vir.

Devido à autonomia que um quarto montessoriano propõe, os móveis e objetos devem ser pensados para não machucar os pequenos.

O espelho é um item importante no quarto montessoriano, para que a criança se conheça e observe seus movimentos. Mas deve ser posicionado em moldura, ou placa de madeira, bem preso à parede, evitando acidentes.

Um dos itens priorizados pelo método Montessori é o estímulo à autoeducação e ao desenvolvimento mental do bebê, portanto, um cantinho de leitura acessível é muito bem-vindo.

Apesar do quarto ter uma proposta educativa, o mundo infantil deve ser preservado, com uma proposta de decoração colorida e divertida, que mantenha a curiosidade da criança.

Barras no quarto montessoriano ajudam a criança a se levantar e andar, explorando melhor seu espaço.

Uma das propostas do quarto baseado no método Montessori, é que os armários sejam baixos, estimulando a independência e proporcionando à criança a opção de escolher suas roupas.

 Móveis, objetos, quadros, o ideal é que estejam posicionados na altura dos olhos da criança, aguçando sua curiosidade e proporcionando conforto ao olhar.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!