O azul é uma das três cores primárias, juntamente com o amarelo e o vermelho. As cores primárias são assim chamadas porque foram as primeiras a existir, certo? Errado!

Na idade média as cores representadas artisticamente em telas e iluminuras eram o vermelho, o preto e o branco, pois eram cores fáceis de fabricar. A nobreza usava o vermelho; já os servos o azul, conseguido com o pigmento da planta ísatis, que era fermentada em urina humana para chegar ao tom.Mas os egípcios conheciam a cor azul há mais de cinco mil anos, pois a obtinham através do pigmento de uma pedra preciosa, o lápis-lazúli. Já os romanos a rechaçavam e, pela dificuldade de alcançar o tom, associava a cor aos olhos claros dos bárbaros. A verdade é que não se sabe ao certo a origem e a data de criação da cor, pois diferentes povos empregavam também diferentes técnicas para chegar a sua tonalidade. Com o advento das grandes navegações, os europeus tomaram conhecimento do pigmento usado pelos indianos, o índigo, que era obtido de uma planta oriental. A partir de várias descobertas, a indústria química obteve pigmentos mais baratos, possibilitando, no século 19, o surgimento do impressionismo , onde artistas como Claude Monet, davam grande valor a cor azul.

Azul marinho noite (midnight blue), é uma cor escura muito elegante. Neste quarto, aplicado na parede do fundo, deu destaque a toda a proposta que veio depois, a cabeceira azul claro, criado-mudo branco e as almofadas em diversas padronagens e cores, sempre pontuadas de azul.

Para não ser totalmente azul, este banheiro recebe alguns elementos que complementam sua proposta visual. As pastilhas em azul índigo foram intercaladas com listras de outras iguais na cor brancas. A bancada recebe iluminação embutida, tornando-se o ponto focal, e o par de pendentes brancos posicionados simetricamente complementam a decoração e a iluminação.

A rainha Maria Antonieta tinha a pedra azul turquesa como sua favorita. Para homenageá-la Charles Tiffany escolheu a cor para identificar a marca Tiffany. Por este motivo a cor azul turquesa é conhecida também como azul Tiffany. É uma cor agradável, que transmite tranquilidade. Seu uso nesta sala inspira pensamentos calmos, convidando ao relaxamento.

O azul serenity foi escolhido pela Pantone, junto com o rosa quartzo, como a cor do ano 2016. Sua escolha para uso na decoração é uma tendência atual, e seu tom calmo transmite tranquilidade e acolhimento, além de harmonizar com várias outras cores.

O azul cobalto é um azul royal, menos saturado. É um tom intermediário, nem muito claro, nem muito escuro. Combina bem com o preto e o branco ,  e dá destaque às cores vivas como amarelo, verde, vermelho. Nesta sala, a composição em azul de padrão liso e estampado nas paredes, ficou bonita e elegante.

O azul royal pode parecer assustador, pesado, mas se tiver as combinações na dose certa, certamente o espaço ficará encantador. A mistura do azul royal com o branco e o prata ficou perfeito neste banheiro, dando sofisticação ao ambiente.

Projeto Edilson Campelo

Se o azul é a cor que agrada, ele pode ser usado em qualquer ambiente. Em espaços modernos essa cor pode ousar, como nesta cozinha com armários em azul klein. A combinação com o aço inox e o preto foi amenizada pelo piso e teto claros.

O tom de azul bebê não precisa, necessariamente, ser usado em ambientes destinados ao público infantil, ele fica muito bonito também em salas de estar. Nesta proposta, para contrastar com a extensa parede pintada de azul, foram usados tons pastéis nos móveis e acessórios decorativos, causando um agradável efeito visual ao espaço.  Destaque para o tapete, que traz uma paleta de cores do ambiente.

Para aqueles que gostam do tom de azul petróleo aqui vão algumas dicas infalíveis:

  • Mescle a cor com objetos decorativos coloridos , para obter um ambiente alegre;
  • Na parede que pintar este azul, aposte em quadros decorativos com temas leves;
  • Se for sala de estar, opte por um sofá na cor bege encostado a parede azul e terá um resultado lindo.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!