A expressão “abre-te, sésamo” é uma metáfora que significa “abre-te como um sésamo se abre”. O sésamo em questão é, no português de Portugal, o gergelim, planta que se abre devagar liberando suas sementes. Hoje o post tem dicas de tipos e modelos de portas. Na compra, reforma ou construção da casa a porta é um item importante, principalmente se for a de entrada, porque é o cartão de visita do espaço. A porta de entrada é o início de tudo e, por esse motivo, merece atenção. Ver uma porta bonita quando se chega a um lugar aguça a curiosidade pelo que está por trás e, como na metáfora, abre-se lentamente liberando os segredos do ambiente. Mas, além da beleza, ela tem suas funções de segurança, limitando o acesso aos ambientes, de isolamento dos sons e proteção contra os agentes climáticos.

Uma porta de entrada imponente em almofadas de madeira faz toda a diferença, e não precisa, necessariamente, ser igual por dentro e por fora. Neste projeto, uma face combina com o exterior, e ficou na cor da madeira, o que ficou lindo com o paisagismo. A outra face foi pintada da mesma cor da parede interior, compondo com a ambientação.

A porta vai-e-vem com escotilha fica muito charmosa na entrada da cozinha, pois permite tanto o acesso fácil como a visualização do ambiente. Neste projeto a proposta clean aposta no branco total sobre a base de madeira no piso, rodapés e suportes dos armários.

A porta pivotante é moderna e esconde suas ferragens. Ela gira em seu próprio eixo e abre tanto para dentro como para fora. Pode ser confeccionada em diversos tamanhos e materiais como essa em ripas de madeira, que ficou ótima no acesso ao jardim, possibilitando a entrada de luz e ventilação e descortinando a vista externa.

Outra combinação de pivotante em madeira complementada com vidro, também possibilita a iluminação e a vista do ambiente exterior. O puxador redondo grande no mesmo material da porta destacou-se proporcionalmente ao tamanho da mesma, e a proposta diferente conferiu elegância e imponência ao hall de entrada.

A porta em folha dupla que se abre em duas partes tornando o vão de entrada maior, não é comum em apartamentos, por precisar de espaço para ser instalada. Neste ambiente com características arquitetônicas antigas, a porta ganhou roupagem nova com as cores aplicadas combinando com os móveis modernos.

Um par de portas de correr em metal, no estilo industrial, foi a moderna opção para isolar este quarto, protegendo a intimidade do casal. Quando fechada, serve de decoração ao ambiente contíguo.

Portas podem tem dupla função, como garantir a segurança e servir de decoração. Neste projeto as portas pivotantes quando fechadas formam um bonito painel de madeira e abertas, proporcionam a vista do jardim, além de iluminação e ventilação.

A porta em madeira tem a possibilidade de receber diversos modelos, com detalhes que a torne bonita e diferente. Nesta proposta, o centro da porta foi trabalhado com desenhos geométricos vazados em ripas, complementado por vidro acetato para garantir a privacidade. A opção pela cor vermelha deu um toque especial ao elemento.

Uma simples porta em madeira pode ser o ponto focal de sua casa se receber determinada cor. A opção para quem prefere preservar a simplicidade, é unificar a cor da porta ao ambiente em que está inserida. Um piso claro dá o necessário contraste ao hall monocromático.

Porta pivotante em ferro e vidro também é uma pedida para quem quer um diferencial no seu espaço. Neste projeto, a porta quando fechada forma um quadro de figuras geométricas que disfarçam sua abertura, verdadeira obra de arte.

Portas de correr são práticas para otimizar ambientes, garantido melhor aproveitamento do espaço. Esta, em vidro jateado na cor laranja, garante a privacidade sem barrar totalmente a entrada de luz, e ainda dá um toque moderno ao escritório.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!