A arquitetura atual não se preocupa somente com a funcionalidade do espaço. Ao contrário, vai muito além, aliando a suas propostas a preocupação com o belo, tornando o ofício de projetar uma arte.
As fachadas de prédios tornaram-se mais modernas, adquirindo novos contornos, agregando as sacadas, que surgem como elemento de destaque na arquitetura dos edifícios. Com isso, o aproveitamento do espaço interno adquire um novo elemento, a sacada, que se torna um ambiente de convívio social complementando, na maioria das vezes, a sala de estar. Assim, a sacada tende a receber decoração extensiva à sala de estar e, dependendo do perfil do morador, são ambientadas para servir a propósitos específicos.
Quando o morador gosta de receber os amigos para degustação de comidinhas e/ou bebidinhas, a sacada é preparada para abrigar um espaço gourmet, podendo conter desde uma simples bancada até uma mesa de jantar, dependendo do tamanho do espaço.
A vida em cidade grande, cercados do concreto de arranha-céus, nos leva ao stress. A casa torna-se um refúgio para a fuga da vida agitada. Nada melhor do que chegar em casa e ter um cantinho para relaxar, e se for junto à natureza, melhor ainda. Com este mote, o paisagismo entra nas sacadas para torna-las humanizadas e proporcionar mais bem-estar ao homem.
Seja grande ou pequeno o imóvel, o aproveitamento da sacada como extensão da sala de estar é item quase obrigatório para bem receber convidados. Mas não se pode esquecer que, como parte integrante de ala social a sacada deverá, também, merecer um projeto bonito.
Em um projeto gourmet de sacada, pode haver também um espaço, ou geladeira ou mesmo uma pequena adega para a guarda de bebidas, o que torna mais prático o ato de servir. No entanto, deverá haver uma atenção especial para a climatização do local, e para a maneira como as bebidas serão acondicionadas, pois cada tipo necessita de uma temperatura e maneira de ser estocada.