Quando se chega a uma casa ou apartamento, imediatamente a percepção visual é ativada, registrando e analisando todo o espaço ao seu redor e, disfarçando a curiosidade, a avaliação acaba ficando reprimida. No entanto existe um ambiente no qual você pode entrar e analisar todos os detalhes minuciosamente: é o lavabo. O significado da palavra lavabo é um depósito de água (pia) para lavagem das mãos. Na arquitetura lavabo é o banheiro que possui apenas pia e sanitário, próprio para visitantes. Durante muito tempo este item não fez parte dos projetos arquitetônicos, ou quando sim, não possuíam as características atuais; eram feitos como um banheiro a mais para servir à casa. Atualmente o lavabo ganhou status, fazendo parte da decoração dos ambientes, e por isto deve ser muito bem decorado. Alguns utilizam iluminação, paisagismo, móveis, perfumes especiais, papeis de parede, e até cortinas em seu acabamento. O lavabo tornou-se então uma coquette, procurando despertar a admiração de todos, e não pode ser esquecido como item de decoração. 

A iluminação é um item que pode ser explorado no lavabo, tornando-o sofisticado e mais aconchegante. A idéia de acendimento com sensor de presença, além de facilitar o acesso do usuário para sua localização no espaço, torna a bancada o ponto focal do ambiente.

O paisagismo traz a natureza para este ambiente. O projeto pode ser feito com plantas secas ou artificiais, o que facilita e manutenção. Atualmente existe no mercado uma variedade enorme deste tipo de plantas, e que, de tão perfeitas, ao olhar tem-se dúvidas se naturais ou artificiais.

O uso de elementos em aço na decoração deste lavabo confere um estilo moderno a sua ambientação. As divisórias podem ser usadas tanto como um acessório decorativo, como para conferir privacidade ao ambiente.

A escolha do papel de parede para o ambiente é determinante para a definição do estilo que se quer dar ao mesmo.  Neste diapasão, é possível adquirir papéis para todos os temas que se imaginar para a decoração de um lavabo.

Cortinas ou persianas são o luxo dos lavabos atualmente, e podem ser em vários estilos. Além se ser um complemento a mais na decoração, servem também para encobrir aqueles feios, porém necessários, balancins que todo ambiente deste tipo tem de ter.

Perfumes e pequenos objetos decorativos trazem frescor e charme à ambientação do lavabo, e devem ser escolhidos de acordo com a proposta de decoração do mesmo.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!