As decorações de ambientes com tetos brancos são as mais usuais. Quando muito, faz-se um trabalho de gesso para compor com a iluminação. Mas, isso não significa que não se possa pensar em tetos decorados, pois é uma idéia bem legal subir com a decoração pelas paredes para chegar ao teto. Essa opção de usar o teto como destaque pode ser uma solução que não custa tanto, e inspirar uma ambientação bem diferente, e até mesmo divertida, mas tem de ser pensada com cautela, para que não fique exagerada no espaço.

As cores verde e azul foram usadas com muita propriedade nesta casa de praia, conferindo frescor e bem estar ao ambiente. O detalhe de papel de parede com andorinhas no teto ficou encantador sobre a mesa de madeira de demolição, e as cadeiras Charles Eames Wood em duas cores.

A iluminação geral de um ambiente não precisa ter somente a função de iluminar. Ela pode perfeitamente ser, além de eficiente, decorativa. No projeto deste restaurante, o detalhe de madeira feito no teto ficou perfeito com o tipo de luminárias escolhido, e pode ser apreciado no ambiente tanto de dia, como de noite.

Cores e padrões divertidos compõem a ambientação desta brinquedoteca. A decoração no teto fica por conta de duas pranchas de surf colocadas lateralmente a luminária central, e que contém, ainda, fitas de LED complementando a iluminação.

No projeto deste loft o forro ganha um elemento decorativo diferente. Feito de um material no mínimo inusitado, e o que é melhor, reciclado, o teto foi forrado com placas de latão em vários tons claros, que formam um moderno patchwork.

Foto: Fran Parente

Esta ambientação, apesar da proposta rústica, ficou muito elegante com a escolha de mistura de cores terrosas com o branco. O lindo teto caprichosamente executado traz ainda ventiladores de leque, e vira o centro das atenções do ambiente.

Foto: Romulo Fialdini

A escolha de teto em ripas de madeira foi muito apropriada neste projeto de área externa, por trazer a iluminação natural para dentro do ambiente. Compõe perfeitamente com o piso que tem detalhes em ladrilho hidráulico, e com a profusão de verde do paisagismo no local.

O projeto deste loft ficou bem atual tendo como detalhe na parede do banheiro o revestimento que imita material reciclado em belo tom de azul, contrastando com o verde profundo aplicado nas outras paredes. O teto foge do usual, com aplicação de pintura com efeito de cimento queimado, e luminárias vermelhas.

A forração de casas antigas tinham tetos mais rebuscados, com o uso de molduras e pinturas que por vezes traziam toques dourados. A arquitetura atual tem visuais mais limpo e prático em suas construções. Porém, a história dos detalhes de decoração não deve perder-se no tempo. Neste projeto, o lindo teto decorado foi pintado de branco, e ficou muito moderno com a proposta do black white.

Apesar do estilo kitsch mais sofisticado usado neste espaço, com profusão de padronagens e objetos, o teto permaneceu limpo, pintado de branco. Sua decoração ficou por conta das diversas luminárias de mesmo modelo, penduradas de forma desordenada.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!