A palavra mesa deriva do Latim mensa e, pela definição do dicionário, trata-se de: “móvel composto de um tampo horizontal, de formato diverso, repousando sobre um ou mais pés,...”, e se destina a fins utilitários diversos. Já a palavra comensalidade, que também deriva do latim mensa, é a partilha de alimentos, praticada desde o tempo de caça e pesca, pelo Homo Sapiens. Comensal é o convidado, o conviva. O domínio do fogo, 7 mil anos A.C, já no período neolítico, permitiu a cocção dos alimentos e, a transformação do alimento cru em cozido, originou o processo de passagem da condição do homem de biológica para social. A comensalidade passou a ser a função social das refeições. A mesa de jantar foi inventada por volta do final do século XIII, mas só após o século XIV, quando surgiram as cadeiras, os garfos e facas, estes móveis e utensílios passaram a fazer parte das cerimônias de refeições. Nessa época, nos castelos, os móveis eram usados recostados nas paredes, e as mesas especificamente serviam para colocar as porcelanas existentes. Por volta do século XVI as mesas que eram utilizadas nas cozinhas para trabalho, serviam também para os serviçais fazerem as refeições; assim como também nas casas mais pobres, por falta de espaço, fazia-se as refeições em mesa na cozinha. Nos palácios reais, os móveis passaram a ser colocados no centro dos ambientes que eram vazios, ocorrendo uma modificação da utilização das mesas surgindo, então, as salas de jantar que representaram uma grande mudança na forma tradicional de fazer refeições. No século XIX o ato de comer ganhou destaque quando o ritual de refeição tornou- se um evento, um momento importante de reunião da família e comensais à volta da mesa de jantar para a ceia. A mesa passou também a ser utilizada de diversas maneiras, o que possibilitou sua confecção em formas e materiais diversos, de acordo com as novas tecnologias que surgiam. No século XX as mesas viraram também elemento decorativo, projetadas por designers famosos, como a mesa Husser de Frank Lloyd Wright, Berlino de Charles Mackintosh, LC6 de Le Combusier, dentre outras.

Castelo de Amboise, Vale do Loire/França

Esta belíssima mesa de jantar com tampo em madeira laqueada alto brilho e moderna base em aço inox ficou perfeita sobre o porcelanato polido.

Em um espaço de pé direito duplo, a mesa de jantar quadrada branca com cadeiras medalhão e bancos corridos, traz claridade e amplitude a esta sala de jantar, centralizada de modo a permitir a boa circulação no ambiente.

Três grossas réguas de madeira sobre estrutura de ferro pintado compõem esta mesa de jantar. Uma boa opção para quem quer um ambiente despojado e atual.

O ambiente no estilo provençal, que une o rústico e o romântico, com toques florais que dão um ar de campo e frescor ao ambiente, traz mesa em tábuas de madeira de demolição.

A mesa estilosa com pernas cabriolet que faz composição com sofá e cadeiras em um canto da sala, é uma opção para quem não tem muito espaço no ambiente e acolhe, com conforto e elegância, seus comensais.

Muito criativa esta composição feita com cadeiras de diversos estilos decorativos como Luis XV e XVI de um lado, e outras simples e rústicas do outro, com mesa de madeira reciclada. Louças em porcelana fina complementam o conjunto.

Luxuosa sala de jantar composta de mesa com estrutura dourada com tampo em laca e cadeiras tipo poltrona, também com estrutura em madeira laqueada de dourado revestidas em tecido sued com encosto capitonê. Imponente tapete persa isfahan em tons de mel complementa e dá destaque ao conjunto de 14 lugares.

A mesa redonda também serve perfeitamente a grandes e pequenos espaços. Esta sala de jantar, apesar de contemporânea, foi toda projetada com móveis em estilo antigo como o aparador estilo chippendale, e a releitura da cadeira Klismos, característica do mobiliário grego. Destaque para os pés da mesa com volutas.

Uma boa combinação foi esta da mesa provençal com pés brancos e tampo em madeira natural, com cadeiras de estrutura em madeira com braços e assentos em rattan. O ambiente ganhou beleza e leveza com a composição.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!