A geometria está de volta na decoração. Graças à Deus! Com esse detalhe os ambientes ficam mais bonitos esteticamente.As formas geométricas começaram a aparecer pela primeira vez na Europa após a primeira guerra, com o famoso movimento artístico Art Déco, arte abstrata, que misturou cubismo, modernismo e futurismo, com formas e cores ousadas. Seu nome é abreviação de artsdécoratifs, expressão francesa para arte decorativa.É uma arte baseada em linhas retas e esféricas, como círculos, retângulos, quadrados, losângulos, formas modernas e natureza abstrata, que são algumas vezes usadas ousadamente na decoração de ambientes. São várias as opções para usar a geometria na decoração, pois ela pode ser aplicada em paredes, tapetes, tecidos, entre outros, com a possibilidade de dar um visual dinâmico ao projeto.



Neste espaço a modernidade das instalações estilo industrial em concreto e tubos aparentes em contraste com móveis vintage foi complementada pelo piso geométrico que “foge” de um ambiente a outro, fazendo a separação dos mesmos através do chão.

Na combinação de cores primárias, o detalhe aplicado à parede confere dinamismo e modernidade ao ambiente, que é composto simplesmente de poltrona estilo anos 60 e a geometria em destaque como moldura, que pode ser criada, de acordo com a imaginação, em pintura ou material adesivo.

Móveis geométricos transmitem uma vibe futurista ao espaço. Esta mesa de jantar em material cimentício, além de útil, virou o ponto focal do ambiente, quando desce do teto, e sua base continua no chão, como que se derramando para compor o piso.

Apesar de a decoração com geometria geralmente ser exuberante, pode ser usada de forma suave e elegante por aqueles que gostam de um espaço mais clean. Neste projeto a pintura de cores claras e formas geométricas combina com o tapete que tem o mesmo padrão.

Luminárias vazadas com desenhos geométricos fazem um diferencial em qualquer espaço. Estas, em cobre, por certo darão um toque moderno a qualquer projeto, podendo ser usadas em cozinha, sacadas com espaço gourmet, ou até mesmo sobre a mesa de jantar.

Geometria e relevo formam um par perfeito na decoração, valorizando qualquer espaço. O revestimento cinza padrão Scaleno, da Castelatto, transforma a parede em objeto tridimensional, fazendo um jogo de luz e sombra, dando magnitude ao ambiente.

Um ambiente com mais de um detalhe geométrico tem que ser bem projetado para não ficar cheio visualmente. Neste, especificamente, a half painted wall inova na decoração, e a moldura em gesso branco suaviza a composição dos padrões utilizados.

Formas geométricas presentes neste ambiente com os móveis da coleção Park Avenue, do designer escandinavo Søren Rose, que inspirou o mobiliário na avenida de mesmo nome em Nova York. Apesar de sua modernidade, este tipo de móvel tem origem nas formas do art déco, mas avançam no tempo tornando-se atemporais.

O Art Déco baseou sua geometria em vários estilos e movimentos e, apesar de meramente decorativo, é elegante, funcional e ultramoderno. Suas linhas, privilegiando a aerodinâmica, buscaram inspiração em culturas antigas, como a Grécia, o Egito, entre outras, e no caso brasileiro na Cultura Marajoara do período pré-colonial (400-1400 d.C), característica da Ilha do Marajó no Estado do Pará, Região norte do Brasil.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!