Desde a antiguidade, mesmo em diferentes séculos, o sofá faz parte do mobiliário das residências. Este móvel surgiu em função dos tronos dos nobres do Oriente Médio. A palavra deriva do árabe suffah, um estrado alto coberto com um tapete usado por governantes árabes. Tempos mais tarde, na sociedade romana, era conhecido como triclinum, e posicionava-se ao lado de mesa baixa, onde os homens deitavam e faziam suas refeições, e lá mesmo tiravam uma soneca, servindo então o sofá a dois propósitos, como “assento” para refeição e “cama” para dormir. No início os sofás eram quadrados de madeira estofados com couro. A partir do século XVI, na Renascença Francesa, foi incluído apoio para as costas e descanso para os braços e os sofás, feitos por artesãos, passaram a ser estofados em tecidos finos, usados somente em salões da nobreza pela elite da época. Com a industrialização o sofá chegou às outras classes sociais, sendo fabricado em diversos materiais e tecnologias, incluindo a preocupação do conforto ergonômico.

Ter uma sala com uma chaise longue compondo o ambiente, significa querer além da beleza, o conforto. A chaise longue é uma cadeira longa que serve, também, ao descanso dos pés e dá um toque especial em qualquer ambientação.

Em uma sala não muito grande um sofá de canto é funcional, acomoda várias pessoas com conforto e rende espaço para outras composições. Os puffs, por exemplo, podem ser utilizados como opções complementares de assento e dão leveza sem encher muito o ambiente.

O espaço do home theater ficou super prático nesta ambientação onde, aliado ao confortável sofá, encontra-se moderna poltrona de leitura , mesa de refeições, minibar. O puff sobressalente resolve a necessidade de mais um assento para assistir ao filminho.

Gostoso o cantinho da sala com móvel lembrando o soffah, primeiro estilo de sofá. Posicionado ao lado da porta da varanda, cercado de verde e com uma mistura de peles e almofadas sobre ele, este sofá é um convite ao bom bate-papo, leitura de um livro ou, ainda, a uma sonequinha.

Projeto: Paula Neder
O sofá com chaise longue é uma opção muito utilizada hoje em dia e, se for de cor, torna o ambiente moderno, ainda mais se acompanhado de uma releitura da “poltrona chifruda” criada por Sérgio Rodrigues.

A varanda é um ambiente que também recebe muito bem um conjunto de sofá e poltronas. A versão rústica em madeira de lei e estofados brancos, fica perfeita com o fundo verde do paisagismo ao redor.

O sofá chesterfield é um clássico da decoração e fica bonito em qualquer versão. Estofado em couro, veludo, suede, em tons claros ou escuros, pode ser ambientado com peças modernas ou antigas e sempre será a estrela da sala de estar.

A cadeira medalhão é uma peça clássica que surgiu na época de Luiz XV. Hoje em dia é encontrada em várias versões, desde acrílica, em madeira natural, pintada, com palhinha e outros modelos. É muito usada sem os braços em mesa de jantar, mas fica perfeita como poltrona compondo com o sofá.

O sofá no estilo futon tem origem japonesa. É composto de um colchão estofado, com botões marcados, pousado sobre uma estrutura de madeira. Nesta sala de estar se misturou tecidos em diversas cores e padrões, deixando o ambiente rústico bem descontraído.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!