A palavra estante é originária do latim stante e declina de stans, verbo stare, significando estar, ficar de pé. É um móvel muito prático que pode ser usado em qualquer ambiente, tanto em áreas internas como externas. Verdadeira vitrine que expõe os livros preferidos, fotos, lembranças de viagens e detalhes pessoais, revela a intimidade das pessoas da casa como um depósito de memórias. Hoje pode ser concebida em vários materiais, formas e tamanhos, para decorar e servir a sua função original de guardar coisas e organizar o espaço. Assim, a estante é, definitivamente, um item indispensável em uma casa.

Uma ideia criativa essa estante feita de hastes de ferro e pranchas de madeira. A posição assimétrica das prateleiras subindo pela parede confere movimento ao móvel e permite a colocação de objetos de diversos tipos e tamanhos.

Dividir ambientes com uma estante toda vazada é uma opção prática e bonita. Em caso de pé direito alto, a estante indo até o teto compõe melhor. O cuidado que se deve ter é com os objetos que comporão o móvel, para que fique visualmente bem sob qualquer ângulo que se olhe.

Os detalhes em 3D são muito utilizados na decoração, seja em revestimento ou mesmo em móveis, pois dão um toque moderno ao espaço. Sua composição nesta estante tornou as portas do armário imperceptíveis, num jogo de beleza e utilidade.

A proposta minimalista da estante de parede com ares de instalação de arte moderna compõe uma tríade decorativa - estante, luminária e escultura.

Num misto de estante e rack, essa proposta é bonita, moderna e prática para integrar aparelhos visuais e/ou acústicos à decoração. A composição das prateleiras permite deixar nichos vazios sem comprometer o apelo aos sentidos intrínseco no móvel. Porta móvel esconde ora os livros, ora a televisão, tornando o ambiente versátil e seu uso tanto como sala de estar como home theater.

Usar estantes para isolar ambiente é uma boa sacada para quem quer economizar sem construir parede. Ao invés de alvenaria, a opção foi a colocação de estantes vazadas que permitem a passagem da luz, da ventilação e ainda servem ao propósito de fazer um novo ambiente decorado.

Maravilhosa essa estante do Marcelo Rosenbaum que é um dos itens da linha de móveis Caruaru do designer. É feita em madeira certificada pinus e possui uma leveza visual de encher os olhos com suas formas harmônicas. Destaque para o efeito projeção de luz e sombra obtido a partir do móvel.

Nesta sala de jantar/estar com pouca circulação, a estante foi feita em parede falsa de gesso, com recortes irregulares. Ficou elegante, clean e não tomou espaço no ambiente.

Os painéis vazados em madeira ripada com roldanas corrediças servem para decorar sem perder a opção funcional de portas na proposta desta estante, além de permitir a ventilação. A combinação dos tons claros da madeira com o branco tornou o móvel elegante.

A estante é um móvel versátil, e pode ser usada mais de uma no mesmo espaço. Nesta ambientação as duas estantes metálicas vazadas sobre fundo preto ficaram elegantes e deram destaque à obra de arte que ladeiam.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!