Antigamente a cozinha era reservada, apenas, para o preparo e cocção de alimentos. Com o passar do tempo, a diminuição dos espaços e a evolução da gastronomia, trouxe ao ambiente maior importância no conceito das pessoas, conquistando grande destaque no design de interiores e, tornando-se, muitas vezes, um local de gostoso convívio. Atualmente, a cozinha ganhou a conotação de espaço gourmet, e pode estar aliada à churrasqueira, passando a ter, além da sua destinação original, a função de receber. Assim, muitas pessoas, inclusive alguns gourmets, reúnem os amigos para experiências gastronômicas e, dessa forma, na hora de decorar a casa esses espaços não podem ser esquecidos.

A tendência atual para esses ambientes é que eles sejam integrados a espaços de lazer, tornando mais prazeroso o convívio.

Em um espaço aberto de cozinha, a preocupação com o que vai ficar exposto deve ser maior. Aquelas panelas bonitas que quase não são usadas no diário podem, e devem, compor a decoração do ambiente.

Uma solução de integração da cozinha ao setor social é uma mesa com bancos encostados na parede que atenda tanto a um como a outro. A sensação de ampliação do espaço pelo uso do espelho complementa a união dos ambientes.

  • 04.jpg
  • 05.jpg

Tijolos aparentes e itens na decoração como as luminárias e bancos de ferro é perfeito para criar algo minimalista ou casual, uma maneira descontraída de integrar espaços.

  • 06.jpg
  • 07.jpg

Áreas de churrasqueiras, antes externas, tornam-se vedetes dentro de casa, compondo o espaço gourmet. A integração ao social se dá através de portas de correr ou, simplesmente, de um vão livre.

Quando o ambiente tem um amplo espaço, o balcão tipo ilha é uma opção moderna e sofisticada para a ambientação gourmet.

  • 09.jpg
  • 10.jpg

Espaços menores tornam-se fáceis de serem integrados, porém, não se deve deixar que percam suas próprias funções e, assim, uma caprichada na decoração é imprescindível para garantir suas características e utilidades.

Com a cozinha gourmet integrada a outro ambiente é possível promover a setorização dos espaços a partir de tipos específicos de iluminação para cada um deles, demarcando-os sutilmente.

Um espaço integrado setorizado com cores diferentes também é uma boa sacada e fica supermoderno.

O que antes era uma copa-cozinha, agora é o espaço gourmet integrado a outro ambiente, sem fazer feio quando se recebe a família ou amigos para apreciar boa comida. O estilo da decoração deve ser bem pensado para um resultado final harmônico na ambientação.

O BE Design e Decor utiliza em seu blog imagens de sua autoria e terceiros, respeitando principalmente os direitos autorais do que é mostrado. Aqueles que identificarem uma foto de sua autoria, entre em contato conosco para adicionarmos os devidos créditos ou realizarmos a exclusão da mesma, se assim desejar. Obrigada!